ccccff
La marée haute
quarta-feira, outubro 21, 2009
  Faits-divers



Enjoy The Little Things
by Karen Tribett

1) Que Saramago está senil, concordo, Luís. Não é grave, pode acontecer a qualquer um.
A desonestidade intelectual que ele atribui aos outros que não pensam como ele é que me parece abusiva, e digno de reparo é a natureza deste tipo de golpe publicitário, eivado das características que S. atribui a Deus. A inveja e o rancor. É assim que vejo este nobelizado escritor. Se é bom ou mau ou alguma coisa algures por aí não sei. A mim nunca me tocou particularmente e agora muito menos, em coerência comigo própria. Não proclamo isenção, já agora.
Gostei de nos meus 15 anos ter lido o Memorial e há 2 aquele livro sobre o fim da morte, está ali na estante, As intermitências ou algo assim.
É um autor que nunca me fez vibrar. E isso é algo de puramente pessoal, é como a química nas relações. Quero lá saber que tenha ganho o Nobel - a maior parte dos Nobeis eu certamente não li.

2) Maitê Proença - uma espécie de desilusão. Enfim, publicidade gratuita à senhora. O que reparei quando passei os olhos na diagonal nos comentários dos leitores de jornais foi a falta de civismo de muitos deles. Sim, ela esteve muito mal. Mas caramba. Tem que se pôr o pai e a mãe ao barulho? Senti ali também alguma (muita) invejinha. Afinal é uma mulher linda e esplendora nos seus 50 anos. Se estava a pedi-las? Estava. Ficava-lhe bem ter sentido de oportunidade e civismo. Mas os comentários... bom alguns são de um calibre tão boçal que definem - sem dúvida - quem os profere. Mas que interessa, são comentários anónimos, não comprometem ninguém e cumprem eventualidade uma função psico-social.

3) Gostei da forma inteligente e cordial como Cavaco Silva declinou o convite dos Gato Fedorento. Desapontar-me-ia se tivesse aceite. Como me desapontou a explicação atabalhoada sobre as escutas a Belém. Não percebi nada e neste momento tenho mais que fazer e que pensar. Sei lá, se vou comprar botas novas, se no fim de semana faz chuva ou sol, coisas assim.

4) Há pessoas que ou se amam ou se odeiam. Odiar é palavra forte, indiferença define melhor o que (não) se sente por certas pessoas.

5) O vermelho das unhas secou, tomar comprimido, dormir até de manhã, acordar repousada. Um sonho: dormir bem.


Clock Chime
by Alan Buckle

Etiquetas: ,

 
Comments:
faz de conta que já é de manhã, por isso espero que tenhas como uma "bébé", Vague.

tantos assuntos num só post...

claro que abusei na senilidade do Saramago, Vague, mas irrita-me esta gente que age como se fosse dona deste e doutro mundo, embora proclame a liberdade, até a de dizer os disparates que lhe apetece, desrespeitando a liberdade dos outros...

além do "memorial", li o "evangelho" e também aquele pequeno livro de memórias (não me lembro o título. tenho ali na estante o "ano da morte de Ricardo Reis", mas ainda não tive coragem de lhe pegar...

acredito que a reacção de uma boa parte do mundo em 1998, foi a mesma que tive este ano com a senhora (não me lembro de ouvir falar dela...) que venceu.

da maitê, achei aquilo tão estúpido e sem graça, que se deixou alguém ridicularizado, foi ela.
gostei ainda menos do perdão hipócrita que ela, com medo de perder espectadores e leitores do lado de cá...

Cavaco fez o que tinha a fazer...

unhas vermelhas, humm...

espero que tenham sido bons os sonhos os que sonhaste.
 
Há vários pontos:

A senilidade é uma condição humana. Se vivermos tos anos, um dia poderá acontecer-nos a nós.

O lamentável no Saramago tb não é o conteúdo do livro, não li.


O lamentável está antes: nas declarações proferidas qdo da apresentação do livro. Manobra de publicidade ou não, foi péssima e reveladora da estreiteza de pensamento, do fundamentalismo. Ou não. Se ele não tivesse dito o q disse, o livro passaria despercebido. Excelente promoção.
 
Eu tenho cá para mim que já é a Pilar que escreve os livros dele he he. No meio disto tudo como é que alguém que não acredita em Deus, pode dizer aquelas coisas acerca dele. Se nao existe, não há nada a dizer... ou seja, não tem características (sejam boas ou más) que se lhe possam apontar, certo?
A Maitê merece um desconto... ou uma cuspidela, ainda não me decidi he he
Os Gato Fedorento não fazem parte da minha escolha televisiva. Cada vez lhes acho menos graça.
Há pessoas que têm mesmo que ser odiadas, a indiferença às vezes não basta.
Tenho que tirar o meu bourdeaux das unhas, já cá está à uma semana e aguentam-se mas as beirinhas começam a escamar e não gosto nada disso :) É o que faz andar sempre na cozinha!!
 
também já pensei nisso, "Ameixa"...

vais ver que quando ele morrer, ainda surgem por aí uns inéditos, "pilados"...
 
Bem visto, Ameixa, Até pareces psicóloga :)

Como é q se pode negar tanto alguma coisa e ao mesmo tempo falar tanto dela? Quem não gosta não come e é indiferente :))
Mas o Saramago não é indiferente, pois não! Aliás Deus, o tal que não existe faz-lhe mossa.

Qto ao conceito de 'Deus' - bom, o meu é tão vasto, pessoal e universal que admito q se chame Deus a qualquer coisa de intangível q nos toca, chama e dá força. Talvez seja a força interior dentro de nós, uns chamam Deus, outros chamam força interior, chama intensa e por aí fora. Outros dão-lhe outro nome. Mas q importa. Por curiosidade acaso assisti a cultos de outras religiões, nomeadamente a anglicana e a Adventista.
E sinto afinidade c/ os conecitos de budismo q conheço. Não preciso de definições q me enclausurem.
E a religião é algo puramente pessoal. Há q respeitar as visões dos outros, sendo q a nossa liberdade de expressão deve chegar até ao limite do outro. Senão, a coberto da endeusada liberdade de expressão, cometem-se crimes e dizem-se barbaridades. Eu posso chamar-te os nomes q quiser, pq sou livre de o dizer e tenho liberdade de expressão, é? Não :)

__Acho q a liberdade de expressão é um conceito/atitude responsável e responsabilizável e só nesse sentido faz jus aos seus princípios.
 
Este assunto vai às nossas entranhas e por isso é tão rico como tema. Para mim, esta discussão mostrou muita coisa, mas o essencial está aqui:
1 - o país é saloio. Não entende que cada um é livre de dizer o que entende. E sem barreiras, Vague. As barreiras são as que a lei determina e só essas( o bom nome de alguém, de uma pessoa, não o de Deus, que não é um sujeito para estes efeitos);
2 - O Saramago é o que é; é lá com ele. Todos nós somos o que somos.;
3 - O que se poderia discutir era a ideia que ele lançou. Deus é mau? Acho que sim, por isto...; Acho que não, por aquilo...... O resto são lateralidades e fazem-se logo fogueiras. Vê-se bem que andou por aqui Inquisição.
4- Para meu desencanto, em termos de figuras públicas foi logo um de um partido com que até simpatizo - e que sei que é uma pessoa superiormente dotada - que fez a pior figura. A Inquisição andou mesmo por aqui....e até chegou aos Açores ( ele é açoriano)
 
Afonso, folgo em lê-lo.

O q saliento no Saramago é a sua falta de honestidade intelectual.
Se me conhecesse saberia q eu não alinho em maiorias q cilindram quem foge dos esterótipos convencionais/convenientes, etc.

Chateia-me a uniformização, a linha rígida, a reverência ao 'grande líder' seja ele qual for.

ah pois é mas não estamos a falar de mim.

Eu acho q discutir se Deus é bom ou mau não vem ao caso, é secundário mesmo. A desonestidade é desenterrar de um livro a sua literalidade, retirá-lo do contexto. Esperava mais de um homem culto. Por isso mais me choca aquilo q chamo de 'desonestidade intelectual'.

'Chocar' é palavra forte. Não, não me choca. O q ele diz é gratuito e envolve nitidamente um propósito comercial. Liberdade de expressão? Pois tem-na toda. Não acho q deva ser amordaçado. Acho q S. devia mostrar mais cultura e mundo e abrangência - se efectivamente possui essas 'características'.

Acho q aqui misturou-se mta coisa e a forma como ele decidiu promover o livro dava pano para mangas q vão para além da mera paixão/adesão a um autor.

Se fosse um autor q eu 'amasse' a dizer o q S. disse - bom, acho q pensaria da mesma forma, embora introduzisse a questão referindo o meu apreço por esse autor.

O a mostra q não acredito mt em fundamentalismos e prezo a liberdade de pensamento e expressão. Nem tem se calhar a ver com limites ou não limites da liberdade de expressão. Tem a ver com seriedade e consciência crítica na abordagem dos temas.


Esse para mim é o cerne da questão.
 
Mas quem vai saber se ele foi desonesto intelectualmente. A Vague tem mesmo a certeza que ele foi desonesto? E que o que quis foi vender livros? E porque ficamos "chocados" com a interpretação literal? Não é também uma das interpretações? Olhe, que durante muitos séculos era essa a interpretação da própria Igreja e só deixou de sê-lo qdo esta se foi modernizando.

Assuntos de Deus são assuntos em que ninguém tem A Razão.Todos a têm. Não há aqui um Laboratório para provar qualquer Tese ou Antitese.
Foi boa esta discussão no seu blog.
 
Este é um campo em q a Lógica está arredia, Afonso.

Se eu tenho a certeza q ele está a ser desonesto? Tenho :)


Sob o ponto de vista da consciência crítica, claro q é desonesto, pq está a partir de pressupostos errados e sabe-o bem.
Está a usar a Bíblia para se promover e ao livro. E depois, aqui d'el rei q em Portugal não se pode dizer nada e eu tadinho tão inocente, só escrevi um livrinho :))

Afonso, haja paciência. Vc é um homem inteligente e culto e sabe bem o ponto onde quero chegar. Uma interpretação literal e descontextualizada não é séria.

Valha-me Deus.... : )
 
Pronto, Valha-me Deus e a virgem Santíssima se você não tem razão.Risos.

Cruzes, canhoto

Ai credo

Arreda Satanás
 
Enviar um comentário

<< Home
Sur la marée haute je suis montée la tête est pleine mais le coeur n'a pas assez. Lhasa de Sela


mareehaute.is.vague@gmail.com

Praias
  • Associação Salvador (Salvador Mendes de Almeida)
  • A barbearia do senhor Luís
  • Abrupto
  • Academia dos Livros
  • Acto falhado
  • Almocreve das petas
  • Ana de Amsterdam
  • A Natureza do mal
  • A origem das espécies
  • A origem das espécies
  • Artedosdias
  • Apenas mais um
  • Aqui e agora
  • À rédea solta
  • artedosdias
  • avatares de um desejo
  • Aventar
  • Bandeira ao vento
  • Binoculista
  • Blasfémias
  • BlogOperatório
  • Blogue dos marretas
  • Blogville
  • Branco sujo
  • Caderno de Campo
  • Canela moída
  • Casadeosso
  • Casario do ginjal
  • Charquinho
  • Chez 0.4
  • Cibertúlia
  • Ciranda
  • Cócó na fralda
  • Com menta
  • Controversa maresia
  • Conversamos?!
  • Curiosidades
  • Da literatura
  • Delito de opinião
  • Dia de preguiça
  • Depois do trauma
  • Desesperada esperança
  • Directriz
  • Diz que não gosta de música clássica?
  • Do Portugal profundo
  • Drowned world
  • "Estranha maldição"
  • Equinócio de outono
  • Espero bem que não...
  • Fernão capelo gaivota
  • Folhinha Paroquial
  • Garfiar, só me apetece
  • Gapingvoid
  • Garficopo
  • Geração de 60
  • Gil Giardelli
  • Hummmm... i see
  • Infinito Pessoal
  • Invicta Filmes
  • Irmão Lúcia
  • João Pereira Coutinho
  • Jornalismo e comunicação
  • La double vie de veronique
  • Largo da Memória
  • Lauro António apresenta...
  • Leio a Vogue e o Saramago
  • Lua de lobos
  • Marjorie Rodrigues
  • Mas certamente que sim!
  • Ma-schamba
  • Memória virtual
  • Meus Mandamintos Poéticos
  • Miniscente
  • M.me mean
  • Não compreendo as mulheres
  • Não compreendo os homens
  • Nome de rua quieta
  • Nós Vencedores
  • Novos voos
  • O Insurgente
  • O mundo tem inscrições sempre abertas
  • obvious - um olhar mais demorado...
  • Ortografia do olhar
  • O Ser Fictício
  • O Universo numa Casca de Noz
  • Palombella rossa
  • Para lá do espelho
  • Partilhas
  • Pau para toda a obra
  • Pedro Rolo Duarte
  • People who...
  • Piano
  • Pimenta negra
  • Ponto sem nó
  • Premiere
  • Prosimetron
  • Púrpura secreta
  • Porta-livros
  • Raízes e antenas
  • Red Dust
  • Renascido
  • Respirar o mesmo ar
  • Rua da judiaria
  • Salete Chiamulera
  • Sem tambores e sem trompetes
  • Sexualidade feminina
  • Singrando horizontes
  • Sinusite crónica
  • Sol & tude
  • The old man
  • The Huffingtonpost
  • Um amor atrevido
  • Uma mulher não chora
  • Um chá no deserto
  • Um filme por dia não sabe o bem que lhe fazia
  • Um homem na cidade
  • Um piano na floresta
  • vontade indómita
  • Voz do deserto
  • Voz em fuga
  • Way to blue
  • Zumbido
  • 31 da armada
  • 50 Anos de Filmes
  • 100 nada
  • Guia do Lazer.Público
  • Time out
  • Cinecartaz.Público
  • Cinemateca
  • IMDB - The Internet Movie Database
  • Hollywood yesterday and today
  • Centro Cultural de Belém
  • Culturgest
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Instituto dos Museus e da Conservação
  • Museus Portugal
  • Instituto Franco-Português
  • Le cool Lisboa
  • Pavilhão do Conhecimento
  • Dicionário e enciclopédia Porto editora
  • Bertrand
  • Fnac
  • Bartleby.com
  • Love your body
  • Sintonizate
  • Windows Media Guide
  • Agenda Uguru
  • TicketLine - Compra de bilhetes online
  • BBC on this day
  • Magnum photos
  • How To Do Just About Everything
  • Logitravel.pt
  • The Slow Movement
  • ViaMichelin
  • Arquivos

    setembro 2004
    outubro 2004
    novembro 2004
    dezembro 2004
    janeiro 2005
    fevereiro 2005
    março 2005
    abril 2005
    maio 2005
    junho 2005
    julho 2005
    agosto 2005
    setembro 2005
    outubro 2005
    novembro 2005
    dezembro 2005
    janeiro 2006
    fevereiro 2006
    março 2006
    abril 2006
    maio 2006
    junho 2006
    julho 2006
    agosto 2006
    setembro 2006
    outubro 2006
    novembro 2006
    dezembro 2006
    janeiro 2007
    fevereiro 2007
    março 2007
    abril 2007
    maio 2007
    junho 2007
    julho 2007
    agosto 2007
    setembro 2007
    outubro 2007
    novembro 2007
    dezembro 2007
    janeiro 2008
    fevereiro 2008
    março 2008
    abril 2008
    maio 2008
    junho 2008
    julho 2008
    agosto 2008
    setembro 2008
    outubro 2008
    novembro 2008
    dezembro 2008
    janeiro 2009
    fevereiro 2009
    março 2009
    abril 2009
    maio 2009
    junho 2009
    julho 2009
    agosto 2009
    setembro 2009
    outubro 2009
    novembro 2009
    dezembro 2009
    janeiro 2010
    fevereiro 2010
    março 2010
    abril 2010
    maio 2010
    junho 2010
    julho 2010
    agosto 2010
    setembro 2010
    outubro 2010
    novembro 2010
    dezembro 2010
    janeiro 2011
    fevereiro 2011
    março 2011
    abril 2011
    maio 2011
    junho 2011
    julho 2011
    agosto 2011
    setembro 2011
    outubro 2011
    novembro 2011
    outubro 2012










    Powered by Blogger




    referer referrer referers referrers http_referer