ccccff
La marée haute
quinta-feira, novembro 22, 2007
  Ando a ler pouco

e isso incomoda-me. Livros não me faltam nem interesse para os ler. Ao dizer isto tenho noção de que estou a demarcar-me da acepção global e literal da leitura, remetendo-me ao sentido estrito dos livros Livros que enchem a alma ou que aprimoram a percepção dos outros e a capacidade para comunicar.
A internet rouba-me o tempo que eu lhe lhe consinto roubar-me, é certo. Mas há um mas. E eu penso como sou privilegiada por ter nascido numa época que me permitiu desenvolver o gosto pela leitura sem ter a concorrência de estímulos tão apelativos como este da realidade virtual porque consigo ver o melhor de dois mundos. A internet é incontornável: mudou radicalmente as formas de obter conhecimento e mudou os hábitos de leitura. Em quem os tinha, bem entendido. Se bem usada não contribui para o esvaziamento cultural, antes o pode incrementar. À distância de um clique ou de um toque entramos nos magníficos museus que reinventam a História da humanidade, obtemos conhecimento técnico, fazemos o mapa das viagens que queremos fazer, lemos os jornais do mundo inteiro e abrimos os horizontes até os olhos ficarem esbugalhados. Fica-me no entanto a sensação e a certeza de que há coisas que esta interactividade toda não me pode dar: o sossego de mergulhar num livro como se não houvesse amanhã e o conforto incomparável de me sentir parte de uma certa ideia de humanidade.

Etiquetas:

 
Comments:
Também preciso de ler mais, Vague... e vou ler mais.

Claro que a minha menor leitura está ligada a outras coisas, como o velho de hábito de ler antes de dormir, quebrado com o nascimento da minha filha e que nunca mais consegui recuperar...
 
Há coisas que mudam por bons motivois, Luis. E eu não conheço melhor motivo que esse :)
 
Ora, que se fica 'com a sensação e a certeza de que há coisas que esta interactividade toda não me pode dar' concordará com o meu chavão 'quem não lê é comoquem não vê' (c). Os acessos e as leituras que se fazem 'na internet' são preponderantemente segmentados e utilitários, não se equiparam nem desencadeiam os processos mentais racionais e emocionais conseguidos pela leitura de material impresso, com presença física: dimensões, peso e reacção imediata à manipulação; às vezes cheiro e, ferquentemente, valor plástico, visual - há livros muito bonitos!

Claro,
para gostar e gozar isto é preciso ter a lata de manter uma personalidade cívica, um sentido de cidadania...

Aquela sua conversa intercalar, que vai de 'A Internet' a 'esbugalhados', assusta mesmo muito.
 
Foi isso q eu disse, por outras palavras, pirata-vermelho.


A conversa 'de-até' assusta em que sentido? não o entendo, apesar de conseguir imaginar assim de repente dois ou três motivos de susto... ;)




Isto q vc disse:

"para gostar e gozar isto é preciso ter a lata de manter uma personalidade cívica, um sentido de cidadania..."

é muito interessante...
 
Eu mantive o meu hábito de ler nos transportes e antes de adormecer. Mas confesso que aquelas leituras de fim-de-semana à tarde foram substituídos pelas brincadeiras com a minha filha, a compulsão pelos dvd's e a internet. Seja como for, sinto que ganhei.
 
Com a tua filha, ganhaste, sem dúvida, Debbie :)
 
A internet tem muito de bom, mas há vezes em que me sinto a navegar no vazio... E claro, é uma actividade que requer tempo e as 24h não esticam. De qualquer maneira também estive uma fase em que andava a ler pouco, mas, felizmente, recuperei, e como já não é a primeira vez em que tenho fases de muita leitura e depois fases de muito pouca, começo a pensar que isto é como os ritmos circadianos...
 
Enviar um comentário

<< Home
Sur la marée haute je suis montée la tête est pleine mais le coeur n'a pas assez. Lhasa de Sela


mareehaute.is.vague@gmail.com

Praias
  • Associação Salvador (Salvador Mendes de Almeida)
  • A barbearia do senhor Luís
  • Abrupto
  • Academia dos Livros
  • Acto falhado
  • Almocreve das petas
  • Ana de Amsterdam
  • A Natureza do mal
  • A origem das espécies
  • A origem das espécies
  • Artedosdias
  • Apenas mais um
  • Aqui e agora
  • À rédea solta
  • artedosdias
  • avatares de um desejo
  • Aventar
  • Bandeira ao vento
  • Binoculista
  • Blasfémias
  • BlogOperatório
  • Blogue dos marretas
  • Blogville
  • Branco sujo
  • Caderno de Campo
  • Canela moída
  • Casadeosso
  • Casario do ginjal
  • Charquinho
  • Chez 0.4
  • Cibertúlia
  • Ciranda
  • Cócó na fralda
  • Com menta
  • Controversa maresia
  • Conversamos?!
  • Curiosidades
  • Da literatura
  • Delito de opinião
  • Dia de preguiça
  • Depois do trauma
  • Desesperada esperança
  • Directriz
  • Diz que não gosta de música clássica?
  • Do Portugal profundo
  • Drowned world
  • "Estranha maldição"
  • Equinócio de outono
  • Espero bem que não...
  • Fernão capelo gaivota
  • Folhinha Paroquial
  • Garfiar, só me apetece
  • Gapingvoid
  • Garficopo
  • Geração de 60
  • Gil Giardelli
  • Hummmm... i see
  • Infinito Pessoal
  • Invicta Filmes
  • Irmão Lúcia
  • João Pereira Coutinho
  • Jornalismo e comunicação
  • La double vie de veronique
  • Largo da Memória
  • Lauro António apresenta...
  • Leio a Vogue e o Saramago
  • Lua de lobos
  • Marjorie Rodrigues
  • Mas certamente que sim!
  • Ma-schamba
  • Memória virtual
  • Meus Mandamintos Poéticos
  • Miniscente
  • M.me mean
  • Não compreendo as mulheres
  • Não compreendo os homens
  • Nome de rua quieta
  • Nós Vencedores
  • Novos voos
  • O Insurgente
  • O mundo tem inscrições sempre abertas
  • obvious - um olhar mais demorado...
  • Ortografia do olhar
  • O Ser Fictício
  • O Universo numa Casca de Noz
  • Palombella rossa
  • Para lá do espelho
  • Partilhas
  • Pau para toda a obra
  • Pedro Rolo Duarte
  • People who...
  • Piano
  • Pimenta negra
  • Ponto sem nó
  • Premiere
  • Prosimetron
  • Púrpura secreta
  • Porta-livros
  • Raízes e antenas
  • Red Dust
  • Renascido
  • Respirar o mesmo ar
  • Rua da judiaria
  • Salete Chiamulera
  • Sem tambores e sem trompetes
  • Sexualidade feminina
  • Singrando horizontes
  • Sinusite crónica
  • Sol & tude
  • The old man
  • The Huffingtonpost
  • Um amor atrevido
  • Uma mulher não chora
  • Um chá no deserto
  • Um filme por dia não sabe o bem que lhe fazia
  • Um homem na cidade
  • Um piano na floresta
  • vontade indómita
  • Voz do deserto
  • Voz em fuga
  • Way to blue
  • Zumbido
  • 31 da armada
  • 50 Anos de Filmes
  • 100 nada
  • Guia do Lazer.Público
  • Time out
  • Cinecartaz.Público
  • Cinemateca
  • IMDB - The Internet Movie Database
  • Hollywood yesterday and today
  • Centro Cultural de Belém
  • Culturgest
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Instituto dos Museus e da Conservação
  • Museus Portugal
  • Instituto Franco-Português
  • Le cool Lisboa
  • Pavilhão do Conhecimento
  • Dicionário e enciclopédia Porto editora
  • Bertrand
  • Fnac
  • Bartleby.com
  • Love your body
  • Sintonizate
  • Windows Media Guide
  • Agenda Uguru
  • TicketLine - Compra de bilhetes online
  • BBC on this day
  • Magnum photos
  • How To Do Just About Everything
  • Logitravel.pt
  • The Slow Movement
  • ViaMichelin
  • Arquivos

    setembro 2004
    outubro 2004
    novembro 2004
    dezembro 2004
    janeiro 2005
    fevereiro 2005
    março 2005
    abril 2005
    maio 2005
    junho 2005
    julho 2005
    agosto 2005
    setembro 2005
    outubro 2005
    novembro 2005
    dezembro 2005
    janeiro 2006
    fevereiro 2006
    março 2006
    abril 2006
    maio 2006
    junho 2006
    julho 2006
    agosto 2006
    setembro 2006
    outubro 2006
    novembro 2006
    dezembro 2006
    janeiro 2007
    fevereiro 2007
    março 2007
    abril 2007
    maio 2007
    junho 2007
    julho 2007
    agosto 2007
    setembro 2007
    outubro 2007
    novembro 2007
    dezembro 2007
    janeiro 2008
    fevereiro 2008
    março 2008
    abril 2008
    maio 2008
    junho 2008
    julho 2008
    agosto 2008
    setembro 2008
    outubro 2008
    novembro 2008
    dezembro 2008
    janeiro 2009
    fevereiro 2009
    março 2009
    abril 2009
    maio 2009
    junho 2009
    julho 2009
    agosto 2009
    setembro 2009
    outubro 2009
    novembro 2009
    dezembro 2009
    janeiro 2010
    fevereiro 2010
    março 2010
    abril 2010
    maio 2010
    junho 2010
    julho 2010
    agosto 2010
    setembro 2010
    outubro 2010
    novembro 2010
    dezembro 2010
    janeiro 2011
    fevereiro 2011
    março 2011
    abril 2011
    maio 2011
    junho 2011
    julho 2011
    agosto 2011
    setembro 2011
    outubro 2011
    novembro 2011
    outubro 2012










    Powered by Blogger




    referer referrer referers referrers http_referer