ccccff
La marée haute
quarta-feira, dezembro 21, 2005
  De-bate?

Uma breve análise minha ao debate de ontem na Rtp1 entre Cavaco e Soares, bem vincada no ataque que faço ao segundo, pois é.

Mário Soares, em todos os debates que segui, referiu-se sempre ao adversário em causa como 'ele'. Pouca educação, pouca ética para nasceu em berço de ouro e terá tido todas as oportunidades de se cultivar. A expressão ter berço é pois de limitado alcance, na medida em que que berço para mim é a educação que se tem em casa aliada à inclinação própria do carácter de cada um.

Os candidatos presidenciais e em especial o peso-pesado do PS, também porque esta será a sua última oportunidade política de sair em grande de cena, não fizeram campanha ou pré-campanha (se a procissão ainda vai no adro não sei como será a campanha em si); limitaram-se quase em exclusivo e em bloco a atacar Cavaco Silva (já agora formavam um partido único PCC [Partido Contra Cavaco]).

A falta de cortesia até dou de barato mas a falta de ética e o ataque invejoso e gratuito é censurável e no dia 22 do mês primeiro de 2006, se acertarão contas às claras.

A valorização do eu político presidenciável português não passa pela depreciação do adversário mas pela afirmação pessoal, própria e portadora de uma visão de fundo para Portugal. Na linha de toda a oposição a Cavaco Silva (reconhecendo-lhe logo competência e fortes possibilidades de vencer à primeira volta) foi comum a vontade de o denegrir pessoal e politicamente, essa foi a campanha que se fez na pré-campanha às presidenciais.

A alusão que Soares fez de ouvir nos corredores da Europa ou do mundo comentários off the record sobre a actuação de Cavaco Silva, foi para mim, o mais execrável do debate de ontem.
Não esperava que o ex-PR descesse tão baixo nas acusações veladas ao ex PM e mais próprias de intrigas de vão de escada que de um debate que se queria sério e justo.

O homem que estando no exílio por oposição à ditadura de Salazar pisou em solo estrangeiro a bandeira portuguesa, desrespeitando um dos símbolos maiores da identidade portuguesa confundindo-a com Salazar desprezando Portugal, quer voltar de novo à ribalta para sair em grande?

A minha posição política é bem clara e não sendo obrigada a falar dela exponho-a porque sim. Tenho pessoas amigas espalhadas pelos vários quadrantes partidários e não cultivo muito as discussões deste tipo. Política religião e futebol são temas como dizer, fracturantes? :)




E siga a dança para mais logo.
 
Comments:
ps ao post: e o golpe baixo e provocatório de acusar Cavaco de ter vergonha da família (política, claro)?
A sondagem relâmpago, assim disse a sic notícias, realizada logo após o debate, deu a vitória no debate a Soares.

Não acho nada. Ele esteve mal, desesperado e deu uma péssima imagem de si. Se um dia tive respeito pelo homem político pelo seu combate à ditadura, hoje assistir a este combate sujo e ir conhecendo um pouco da História recente de Portugal e a intervenção dúbia de Soares no combate à ditadura e no processo de descolonização faz-me ver q não é este o presidente q quero.

Sem dúvida q votaria Manuel Alegre se o meu pensamento estivesse alinhado naquela direcção, pela postura corajosa e digna e espero não estar enganada ao imaginar q Alegre passará à segunda volta.


Siga para bingo.
 
Vamos eleger Cavaco Silva à primeira volta!

E se for como espero, Manuel Alegre ficará em segundo lugar.
 
Tb espero q ele passe à 2ª volta, no caso de haver...
 
Como o haloscan vai hibernar, vou copiar os comentários para este lado.
Seguem:
 
confesso que não gosto de nenhum dos dois candidatos. pelo seu passado "excessivo" na politica portuguesa, pela sua sede de protagonismo e pela sua falta de qualidade para representar um país como portugal. soares está velho e caduco, cavaco não tem cultura de estado. ainda assim, concordo com o que disseste, soares passou dos limites... é de lembrar que tentou fazer o mesmo a manuel alegre, mas com ele não se safou, como é óbvio. e porquê falar de alegre? porque alia uma visão de portugal que vai gerindo há mais de quarenta anos, anti sebastianista, a um pensamento de esquerda com o prazo de validade duvidoso? porque as suas palavras cativam? porque tem sentido de estado e cultura politica? já agora acrescento que não envergonharia portugal se fosse eleito. também gosto do louçã e do jerónimo, mas o manuel alegre é o meu candidato. será por isso que me estou a borrifar para o que diz o soares e para o que não diz o cavaco?

"De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade."

manuel alegre, o canto e as armas, 1967
bela bartok | 12.21.05 - 5:07 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

És lindo, amigo de sempre*
vague | Homepage | 12.21.05 - 5:21 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Vague Marie,

Bravo, pela coragem das tuas palavras.

Bj.
Isabel Magalhães | Homepage | 12.21.05 - 5:30 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Gostei do comentário, querida. Para mim, "ele" perdeu ontem as eleições. Há faltas de chá que não se perdoam, como aquela do aperto de mão. A memória é curta...
Ciranda | 12.21.05 - 6:08 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

É o q penso, Isabel

bjs*
vague | Homepage | 12.21.05 - 6:10 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ciranda, eu acho que ele se enterrou todo ontem. E o Cavaco esteve digno, sem responder aos ataques, o que deixa um provicador nato como Soares completamente fulo.
Esta é a minha parte objectiva.


A parte subjectiva é que eu gosto de Cavaco Silva, da postura, do sentido de Estado, da competência e credibilidade que ele me transmite.
(E porque é parecido com o meu pai)

E não o vejo como o D. Sebastião, salvador da pátria - antes fosse q bem precisamos
vague | Homepage | 12.21.05 - 6:17 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Pois eu não consigo gostar do Cavaco, muito menos para PR, tentando fazer acreditar que vai poder decidir políticas sem estar no Governo. Acho que se enganou nas eleições, mas as outras ele já não quer, desde que fugiu, deixando o barco a afundar-se entregue ao Fernando Nogueira.

Achei que o Soares de ontem representou tudo o que a política tem de mau, mas alguns dos ataques foram certeiros. E nem sempre o silêncio é de ouro. Ver o outro, tipo andor, sempre calado e sem reacção, excepto pelas mãos tremelicantes, deixou-me ainda mais apreensiva em relação ao que nos espera para os próximos 5 anos
Hipatia | Homepage | 12.21.05 - 6:25 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Hipatia, o homem é tímido

(Nisso não é parecido com o meu pai , q é contido e sereno, mas não tímido)

Ser calado não me impressiona no sentido negativo; acho q ele tem os seus timings e não vi mãos a tremer mas um sorriso de contenção (meio amarelo, certo) quando o Soares o atacou de toda a forma.

Hipatia, as funções de um PR são limitadas - a acção governativa é, como o nome indica, para o governo.

Mas o poder de vetar leis, de mandar para o TC leis e dl's de cuja cosntitucionalidade duvide são poderes fortes e garantia de uma democracia saudável. Além de achar q ele representa bem Portugal no exterior.

Eu confio. Confia tu também!





vague | Homepage | 12.21.05 - 6:47 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Mas eu não confio no julgamento de Cavaco Silva para saber o que são "leis melhores". Tirando o que fez à custa dos dinheiros da UE, nenhuma das acções políticas do período em que foi primeiro ministro me impressiona por ai além. É sempre fácil fazer coisas em tempos de vacas gordas. Mas lembro bem do último (des)governo, aquele de onde fugiu para não enfrentar a derrota eleitoral que se avizinhava...

E que fique claro: não gosto do Soares. É o candidato "não morre, nem desiste" e nunca votarei nele, excepto se, por milagre, passar à segunda volta. Porque, tal como nas eleições em que concorreu com Sampaio e foi derrotado, vou votar "contra" Cavaco. Nos últimos anos, tenho, aliás, votade sempre contra e, infelizmente, nunca a favor de.
Hipatia | Homepage | 12.21.05 - 9:23 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Não não está nas competências do PR definir o q são 'leis melhores', como dizes. Ele pode, desconfiando de alguma inconstitucionalidade, mandar para 'análise' ao TC.

Nem sempre é fácil fazer coisa boas em tempos de vacas gordas. Tanto dinheiro q podia ser mal canalizado e fizeram-se obras de cimento, estradas, AE, vias de comunicação tão ou mais importantes q esta estrada virtual que percorremos diariamente.

Aliás quem mais ficou com os dinheiros da UE foram privados, descaradamente.


Não sou incondicional de Cavaco pq é sempre perigoso ter ídolos e entregar um cheque em branco a alguém, depositar todos os ovos no mesmo cesto, seja a q nível falarmos.

Acredito q ele, com a sua visão e com a sua credibilidade e bom senso pode ajudar a ter mão - não no plano da acção governativa mas no de ideias, de sugestões. O PR não tem q ser uma figura inerte, para pose. Nem ter q ter 'conversa', mais uma dos achaques de Soares.

'Ele não tem conversa' ele isto ele aquilo.

Sabes, eu sou capaz de votar 'contra', neste caso contra Soares e tudo aquilo o q ele representa de pior na política portuguesa.

E o meu voto de confiança em Cavaco espero vê-lo confirmado. Não estou alinhada com o PSD (por isso deixei de ser militante há anos, não gosto q se tente orientar o pensamento) nem com Cavaco, se bem que sinta que a haver alinhamento seria com ele.


Mas é bom haver poder e contra-poder fortes, com regras, ética e transparência. Utópica? Talvez sim.
Vamos vendo e comentando.

'Camiñante no hay camiño', António Machado.
vague | Homepage | 12.22.05 - 11:07 am | #

--------------------------------------------------------------------------------




Name:

Email:

URL:

Comment: ?





Commenting by HaloScan
 
Enviar um comentário

<< Home
Sur la marée haute je suis montée la tête est pleine mais le coeur n'a pas assez. Lhasa de Sela


mareehaute.is.vague@gmail.com

Praias
  • Associação Salvador (Salvador Mendes de Almeida)
  • A barbearia do senhor Luís
  • Abrupto
  • Academia dos Livros
  • Acto falhado
  • Almocreve das petas
  • Ana de Amsterdam
  • A Natureza do mal
  • A origem das espécies
  • A origem das espécies
  • Artedosdias
  • Apenas mais um
  • Aqui e agora
  • À rédea solta
  • artedosdias
  • avatares de um desejo
  • Aventar
  • Bandeira ao vento
  • Binoculista
  • Blasfémias
  • BlogOperatório
  • Blogue dos marretas
  • Blogville
  • Branco sujo
  • Caderno de Campo
  • Canela moída
  • Casadeosso
  • Casario do ginjal
  • Charquinho
  • Chez 0.4
  • Cibertúlia
  • Ciranda
  • Cócó na fralda
  • Com menta
  • Controversa maresia
  • Conversamos?!
  • Curiosidades
  • Da literatura
  • Delito de opinião
  • Dia de preguiça
  • Depois do trauma
  • Desesperada esperança
  • Directriz
  • Diz que não gosta de música clássica?
  • Do Portugal profundo
  • Drowned world
  • "Estranha maldição"
  • Equinócio de outono
  • Espero bem que não...
  • Fernão capelo gaivota
  • Folhinha Paroquial
  • Garfiar, só me apetece
  • Gapingvoid
  • Garficopo
  • Geração de 60
  • Gil Giardelli
  • Hummmm... i see
  • Infinito Pessoal
  • Invicta Filmes
  • Irmão Lúcia
  • João Pereira Coutinho
  • Jornalismo e comunicação
  • La double vie de veronique
  • Largo da Memória
  • Lauro António apresenta...
  • Leio a Vogue e o Saramago
  • Lua de lobos
  • Marjorie Rodrigues
  • Mas certamente que sim!
  • Ma-schamba
  • Memória virtual
  • Meus Mandamintos Poéticos
  • Miniscente
  • M.me mean
  • Não compreendo as mulheres
  • Não compreendo os homens
  • Nome de rua quieta
  • Nós Vencedores
  • Novos voos
  • O Insurgente
  • O mundo tem inscrições sempre abertas
  • obvious - um olhar mais demorado...
  • Ortografia do olhar
  • O Ser Fictício
  • O Universo numa Casca de Noz
  • Palombella rossa
  • Para lá do espelho
  • Partilhas
  • Pau para toda a obra
  • Pedro Rolo Duarte
  • People who...
  • Piano
  • Pimenta negra
  • Ponto sem nó
  • Premiere
  • Prosimetron
  • Púrpura secreta
  • Porta-livros
  • Raízes e antenas
  • Red Dust
  • Renascido
  • Respirar o mesmo ar
  • Rua da judiaria
  • Salete Chiamulera
  • Sem tambores e sem trompetes
  • Sexualidade feminina
  • Singrando horizontes
  • Sinusite crónica
  • Sol & tude
  • The old man
  • The Huffingtonpost
  • Um amor atrevido
  • Uma mulher não chora
  • Um chá no deserto
  • Um filme por dia não sabe o bem que lhe fazia
  • Um homem na cidade
  • Um piano na floresta
  • vontade indómita
  • Voz do deserto
  • Voz em fuga
  • Way to blue
  • Zumbido
  • 31 da armada
  • 50 Anos de Filmes
  • 100 nada
  • Guia do Lazer.Público
  • Time out
  • Cinecartaz.Público
  • Cinemateca
  • IMDB - The Internet Movie Database
  • Hollywood yesterday and today
  • Centro Cultural de Belém
  • Culturgest
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Instituto dos Museus e da Conservação
  • Museus Portugal
  • Instituto Franco-Português
  • Le cool Lisboa
  • Pavilhão do Conhecimento
  • Dicionário e enciclopédia Porto editora
  • Bertrand
  • Fnac
  • Bartleby.com
  • Love your body
  • Sintonizate
  • Windows Media Guide
  • Agenda Uguru
  • TicketLine - Compra de bilhetes online
  • BBC on this day
  • Magnum photos
  • How To Do Just About Everything
  • Logitravel.pt
  • The Slow Movement
  • ViaMichelin
  • Arquivos

    setembro 2004
    outubro 2004
    novembro 2004
    dezembro 2004
    janeiro 2005
    fevereiro 2005
    março 2005
    abril 2005
    maio 2005
    junho 2005
    julho 2005
    agosto 2005
    setembro 2005
    outubro 2005
    novembro 2005
    dezembro 2005
    janeiro 2006
    fevereiro 2006
    março 2006
    abril 2006
    maio 2006
    junho 2006
    julho 2006
    agosto 2006
    setembro 2006
    outubro 2006
    novembro 2006
    dezembro 2006
    janeiro 2007
    fevereiro 2007
    março 2007
    abril 2007
    maio 2007
    junho 2007
    julho 2007
    agosto 2007
    setembro 2007
    outubro 2007
    novembro 2007
    dezembro 2007
    janeiro 2008
    fevereiro 2008
    março 2008
    abril 2008
    maio 2008
    junho 2008
    julho 2008
    agosto 2008
    setembro 2008
    outubro 2008
    novembro 2008
    dezembro 2008
    janeiro 2009
    fevereiro 2009
    março 2009
    abril 2009
    maio 2009
    junho 2009
    julho 2009
    agosto 2009
    setembro 2009
    outubro 2009
    novembro 2009
    dezembro 2009
    janeiro 2010
    fevereiro 2010
    março 2010
    abril 2010
    maio 2010
    junho 2010
    julho 2010
    agosto 2010
    setembro 2010
    outubro 2010
    novembro 2010
    dezembro 2010
    janeiro 2011
    fevereiro 2011
    março 2011
    abril 2011
    maio 2011
    junho 2011
    julho 2011
    agosto 2011
    setembro 2011
    outubro 2011
    novembro 2011
    outubro 2012










    Powered by Blogger




    referer referrer referers referrers http_referer