Ministro da Ciência solidariza-se com vítimas de praxes académicas
O ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, solidarizou-se ontem com os estudantes vítimas de acidentes “gravíssimos” ocorridos recentemente durante praxes academias e apelou “mais uma vez” às instituições de ensino superior que “rejeitem a repetição de práticas absolutamente inaceitáveis”.
No mesmo comunicado diz-se ainda que, “sem prejuízo do necessário apuramento de responsabilidades civil e criminais”, há um novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), já em vigor, que determina que constitui igualmente infracção disciplinar “a prática de actos de violência ou coacção física ou psicológica sobre outros estudantes, designadamente no quadro das ‘praxes académicas’”.
Fui sempre anti-praxe. Não reconheço autoridade a pessoas apenas porque estão numa insituição há mais tempo do que quem lá entra e aquela desculpa do "é pelo convívio" também nunca a percebi, até porque sempre convivi e fiz amizades e borgas na faculdade e escolas sem precisar de mandantes de qualquer espécie. Além do mais as fardas são horrorosas. E depois, estes extremos de gente que não sabe onde parar e que descarrega no pouco de poder que tem todas as suas frustrações.
E a cumplicidade q se gera e a tolerância q se tem com estas barbaridades são lamentáveis, como se 'as praxes' fosse uma espécie de entidade inquestionãvel!
Sabes q mais? Certas coisas deviam ser punidas criminalmente nos termos gerais, sem exclusão de responsabilidade e os juízes deviam não se deixar levar nem sentir a consciência pesada por aplicar penalizações. Totalmente a favor .