ccccff
La marée haute
quarta-feira, julho 04, 2007
  Cadavre-exquis



Naquela noite António tomou a decisão. Decidiu que os seus 50 anos não o iriam impedir de ser feliz, de o tentar ou até de morrer tentando. Saiu de casa com passo firme e foi com uma expressão determinada que desceu as escadas e bateu à porta da vizinha do 5º direito.

- "Expressa-se-me de ti o sentimento do amargo devir singelo qu'as penas que nadam no vento se puseram aqui de rabo pro ar, se puseram de rab'ao léu!" , declamou com voz bem colocada, lembrando-se do efeito fulgurante daquele verso que aprendera no seminário. (pirata-vermelho)

A mulher olhou para ele, surpresa pela visita. O vizinho não era de todo desagradável, mas tinha pensado em alguém mais jovem e alegre. Para triste já bastava ela.
Como lhe iria dizer, que não. Que não queria jantar com ele? (luis eme)

Por outro lado, a verdade é que ele não a tinha convidado para jantar. E a forma convicta como tinha declamado aquele verso inesperado e quase cómico por isso mesmo fazia-o aos seus olhos portador de um humor igualmente inesperado, faceta que lhe desconhecia.
"Bom dia, Capitão! Não sabia que tinha um vizinho tão galanteador"
E piscou-lhe o olho, sedutora e gentil. (vague)


"Isso é um convite para entrar?" (luis eme),

interpelou o desconhecido que assistira aquele diálogo de desencontros lá do degrau onde se tinha instalado para dormir, oculto pelo corrimão e pela rede do elevador art-nouveau e que com um sorriso alvar, de dentes incertos e amarelecidos, pensava agora angariar um jantar desesperado, de uma fome de três dias a dormir ao relento. (pirata-vermelho)

Raios, e eu que estava quase a convencê-la, pensou, furibundo com o inoportuno comentário, e lançando ao autor um olhar assassino. Continuou, fingindo ignorar a interrupção. "Querida Scarlet, dá-me a honra de partilhar comigo uma chávena de chá e uns deliciosos scones acabados de preparar?" E olhou para ela com olhos suplicantes. (vague)

Mas Scarlet, espia da CIA, facto que nem os próprios pais conheciam (pensavam que ela pertencia à KGB) não pôde conter a curiosidade pelo aparecimento daquele estranho que nunca tinha visto no prédio e cuja cara lhe parecia curiosamente familiar. Fitou o estranho que lhe devolveu o olhar aguentando-o com ar desafiador.
Ora qu'esta! pensou Scarlet. Mas que raio...
(vague)

Finalmente pensou numa solução:
- Não posso. Além de não ter chá, o meu marido não ia achar muita graça deixar entrar um desconhecido cá em casa. Mas se esperar um pouco, posso arranjar-lhe umas bolachinhas.
(luis eme)

E com esta resposta ao capitão ocultou o seu embaraço perante a pergunta directa do desconhecido.
O capitão não desarmou. O desconhecido também não. Em uníssono atiraram:
" Essa resposta é para mim?"
(vague)

- Não. É para ele. - Disse, apontando para o porteiro, um careca que apareceu vindo do quase nada, curioso com as vozes que estava a ouvir na escadaria.Os dois homens olharam perplexos com a chegada de uma terceira pessoa. (luis eme)

"Falou em bolachinhas, menina Scarlet?", introduz-se desta forma na conversa Jeremias, porteiro 8 horas por dia e admirador a tempo inteiro d'os olhos verdes da menina Scarlet, a luz dos meus'. (vague)

Sr. Jeremias, entre, faça favor. A torneira que não fecha bem é a da cozinha e o forno anda a aquecer demais. Veja lá que queimei as minhas bolachinhas! (vague)

Scarlet afiançou que a sua educação a obrigava a oferecer bolachas a quem aparecesse e por isso se encontrava munida com tipos para todos os gostos eaté tinha variedades salgadas. E antes que respondessem referiu que tinha apenas o problema de estar sem água para fazer chá. (maria árvore)

"E se elas são coradinhas, se me permite a ousadia, menina Scarlet",e Jeremias baixou os olhos envergonhado.
"Sr. Jeremias, nem as costumo queimar, por isso é urgente que repare o meu forno. Pode entrar agora?"
"Menina, mas as suas bochechinhas queimaram-se como? Encostou a sua cara ao forno?
"E Jeremias procurava no rosto de Scarlet as marcas do ferro em brasa. (vague)

Bolachinhas, Sr. Jeremias, bolachinhas, como no monstro das bolachas, percebe? - e, atónita, verificou que ele se encontrava descalço! (bastet)

'Bababadalgharaghtakamminarronnkonnbronntonnerronntuonnthunn!, gritou, exasperada, já que a solidão daquelas solas a tinham deixado aterrada; mas, para sua grande surpresa e um tanto amedrontada ouviu-o então dizer, em voz baixa e bem timbrada, 'És parvo! Queres levar uma chapada? A senhora está citar o Finnegan... é literatura e da pesada portanto! não te ponhas com fintas que não estás nas tuas sete quintas!'
(pirata-vermelho)

Mas que caldeirada é esta? - Gritou Ernest, ao ver a mulher rodeada de homens e de bolachas.- Ah é o senhor Ernesto! - Exclamou o Jeremias. - É que a dona Scarlet faz umas bolachas que são um espectáculo.- E estes dois, quem são? - Replicou Ernest, com cara de caso, enquanto esfregava a testa. (luis eme)

'Calminh'aí mnino! O respeitinho é uma linda coisa e não s'entr'aquia fazer perguntas como quem entra na casa da Jeca a pedir mninas...', disse a Eulália que, sentada a um canto levantara os olhos do livro - uma edição fac-similada de As Farpas- achando que havia ali barulho a mais e gente a mais, gente que nada tinha a ver com 'o assunto'... (pirata-vermelho)

(À Eulália ficou-lhe o trauma da temporada 'na emigração' em que tivera de fazer de tudo um pouco e das tripas coração. A casa da Jeca ficara-lhe impressa na alma e se bem fora o seu refúgio, assim também muitas vezes foi a sua desgraça; é que não havia cliente que não a confundisse! Não acreditavam que ela era a contabilista... Uma questão que nem sempre se resolvera a seu contento mas que, muitas vezes, lhe trouxera -oh desgraça!- o único e parco sustento. E, porque não dizê-lo, aqui e ali, algum 'alento'...) (pirata-vermelho)

Scarlet olhou atónita para Eulália, irmã de Ernest, mais conhecida por Laly O'Hara, em virtude da paixão que tinha por literatura romântica que comprava em fascículos de revista no quiosque do sr. Zé dos trocados. (vague)

Etiquetas:

 
Comments:
Mais, mais...
Estou em pulgas.
Scarlet, espia da CIA.
 
E com esta resposta ao capitão ocultou o seu embaraço perante a pergunta directa do desconhecido.
O capitão não desarmou. O desconhecido também não. Em uníssono atiraram:
" Essa resposta é para mim?"
 
- Não. É para ele. - Disse, apontando para o porteiro, um careca que apareceu vindo do quase nada, curioso com as vozes que estava a ouvir na escadaria.
Os dois homens olharam preplexos com a chegada de uma terceira pessoa.
 
"Falou em bolachinhas, menina Scarlet?", introduz-se desta forma na conversa Jeremias, porteiro 8 horas por dia e admirador a tempo inteiro dos olhos verdes da 'menina Scarlet, a luz dos meus'.
 
Sr. Jeremias, entre, faça favor. A torneira que não fecha bem é a da cozinha e o forno anda a aquecer demais. Veja lá que queimei as minhas bolachinhas!
 
Scarlet afiançou que a sua educação a obrigava a oferecer bolachas a quem aparecesse e por isso se encontrava munida com tipos para todos os gostos eaté tinha variedades salgadas. E antes que respondessem referiu que tinha apenas o problema de estar sem água para fazer chá. (maria árvore por mail)
 
"E se elas são coradinhas, se me permite a ousadia, menina Scarlet",
e Jeremias baixou os olhos envergonhado.


"Sr. Jeremias, nem as costumo queimar, por isso é urgente que repare o meu forno. Pode entrar agora?"


"Menina, mas as suas bochechinhas queimaram-se como? Encostou a sua cara ao forno?"
E Jeremias procurava no rosto de Scarlet as marcas do ferro em brasa.
 
Bolachinhas, Sr. Jeremias, bolachinhas, como no monstro das bolachas, percebe? - e, atónita, verificou que ele se encontrava descalço!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
(... "Bolachinhas, Sr. Jeremias, bolachinhas, como no monstro das bolachas, percebe? - e, atónita, verificou que ele se encontrava descalço! ")

'Bababadalgharaghtakamminarronnkonnbronntonnerronntuonnthunntrovarrhounawnskawntoohoohoordenenthurnuk!', gritou, exasperada, já que a solidão daquelas solas a tinham deixado aterrada; mas, para sua grande surpresa e um tanto amedrontada ouviu-o então dizer, em voz baixa e bem timbrada, 'És parvo! Queres levar uma chapada? A senhora está citar o Finnegan... é literatura e da pesada portanto! não te ponhas com fintas que não estás nas tuas sete quintas!'
 
-Mas que caldeirada é esta? - Gritou Ernest, ao ver a mulher rodeada de homens e de bolachas.
- Ah é o senhor Ernesto! - Exclamou o Jeremias. - É que a dona Scarlet faz umas bolachas que são um espectáculo.
- E estes dois, quem são? - Replicou Ernest, com cara de caso, enquanto esfregava a testa.
 
'Calminh'aí mnino! O respeitinho é uma linda coisa e não s'entr'aquia fazer perguntas como quem entra na casa da Jeca a pedir mninas...', disse a Eulália que, sentada a um canto levantara os olhos do livro - uma edição fac-similada de As Farpas- achando que havia ali barulho a mais e gente a mais, gente que nada tinha a ver com 'o assunto'...
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
(À Eulália ficou-lhe o trauma da temporada 'na emigração' em que tivera de fazer de tudo um pouco e das tripas coração. A casa da Jeca ficara-lhe impressa na alma e se bem fora o seu refúgio, assim também muitas vezes foi a sua desgraça; é que não havia cliente que não a confundisse! Não acreditavam que ela era a contabilista...
Uma questão que nem sempre se resolvera a seu contento mas que, muitas vezes, lhe trouxera -oh desgraça!- o único e parco sustento. E, porque não dizê-lo, aqui e ali, algum 'alento'...)
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Scarlet olhou atónita para Eulália, irmã de Ernest, mais conhecida por Laly O'Hara, em virtude da paixão que tinha por literatura romântica que comprava em fascículos de revista no quiosque do sr. Zé dos trocados.
 
______________________________________
Que me desculpem os animados leitores mas a minha querida Laly não é nem vagamente se parece com a Eulália, que na gíria lá do sítio era conhecida por Eulália, a Espartilheira. Apesar de toda a gente saber que era ela que fazia 'a escrita' da casa da Jeca, a Eulália tinha um não-sei-quê de alcova e de alcoviteira que, a par do busto um tanto desmesurado, lhe mereceu a alcunha, decerto posta por algum cliente mal tratado.
______________________________________
 
- Eulália, de onde é que conheces estes senhores? - Perguntou Ernest, com ar inquisitor.
- Estavam a polir a esquina e eu convidei-os para uma volta no sofá, com direito a bolachas da Scarlet.
- E o que é que "portas" tem aver com isto?
- Como ele tem a mania de andar a espreitar as portas, viu a nossa aberta, resolveu misturar-se. Como a Scarlet é uma mãos abertas, encontraste este filme a rodar por aqui. - Rematou a Eulália, com um sorriso, irónico.
 
(o seu a seu dono... as "cinco linhas" da caldeiradas são minhas...)
 
caros senhores, as correcções estão feitas e o dono já recuperou o que era seu, ficando outros eventuais suspeitos ilibados do delito de violação de direitos de autor.

de nada :)
 
continua até ver, lá em cima!
 


<< Home
Sur la marée haute je suis montée la tête est pleine mais le coeur n'a pas assez. Lhasa de Sela


mareehaute.is.vague@gmail.com

Praias
  • Associação Salvador (Salvador Mendes de Almeida)
  • A barbearia do senhor Luís
  • Abrupto
  • Academia dos Livros
  • Acto falhado
  • Almocreve das petas
  • Ana de Amsterdam
  • A Natureza do mal
  • A origem das espécies
  • A origem das espécies
  • Artedosdias
  • Apenas mais um
  • Aqui e agora
  • À rédea solta
  • artedosdias
  • avatares de um desejo
  • Aventar
  • Bandeira ao vento
  • Binoculista
  • Blasfémias
  • BlogOperatório
  • Blogue dos marretas
  • Blogville
  • Branco sujo
  • Caderno de Campo
  • Canela moída
  • Casadeosso
  • Casario do ginjal
  • Charquinho
  • Chez 0.4
  • Cibertúlia
  • Ciranda
  • Cócó na fralda
  • Com menta
  • Controversa maresia
  • Conversamos?!
  • Curiosidades
  • Da literatura
  • Delito de opinião
  • Dia de preguiça
  • Depois do trauma
  • Desesperada esperança
  • Directriz
  • Diz que não gosta de música clássica?
  • Do Portugal profundo
  • Drowned world
  • "Estranha maldição"
  • Equinócio de outono
  • Espero bem que não...
  • Fernão capelo gaivota
  • Folhinha Paroquial
  • Garfiar, só me apetece
  • Gapingvoid
  • Garficopo
  • Geração de 60
  • Gil Giardelli
  • Hummmm... i see
  • Infinito Pessoal
  • Invicta Filmes
  • Irmão Lúcia
  • João Pereira Coutinho
  • Jornalismo e comunicação
  • La double vie de veronique
  • Largo da Memória
  • Lauro António apresenta...
  • Leio a Vogue e o Saramago
  • Lua de lobos
  • Marjorie Rodrigues
  • Mas certamente que sim!
  • Ma-schamba
  • Memória virtual
  • Meus Mandamintos Poéticos
  • Miniscente
  • M.me mean
  • Não compreendo as mulheres
  • Não compreendo os homens
  • Nome de rua quieta
  • Nós Vencedores
  • Novos voos
  • O Insurgente
  • O mundo tem inscrições sempre abertas
  • obvious - um olhar mais demorado...
  • Ortografia do olhar
  • O Ser Fictício
  • O Universo numa Casca de Noz
  • Palombella rossa
  • Para lá do espelho
  • Partilhas
  • Pau para toda a obra
  • Pedro Rolo Duarte
  • People who...
  • Piano
  • Pimenta negra
  • Ponto sem nó
  • Premiere
  • Prosimetron
  • Púrpura secreta
  • Porta-livros
  • Raízes e antenas
  • Red Dust
  • Renascido
  • Respirar o mesmo ar
  • Rua da judiaria
  • Salete Chiamulera
  • Sem tambores e sem trompetes
  • Sexualidade feminina
  • Singrando horizontes
  • Sinusite crónica
  • Sol & tude
  • The old man
  • The Huffingtonpost
  • Um amor atrevido
  • Uma mulher não chora
  • Um chá no deserto
  • Um filme por dia não sabe o bem que lhe fazia
  • Um homem na cidade
  • Um piano na floresta
  • vontade indómita
  • Voz do deserto
  • Voz em fuga
  • Way to blue
  • Zumbido
  • 31 da armada
  • 50 Anos de Filmes
  • 100 nada
  • Guia do Lazer.Público
  • Time out
  • Cinecartaz.Público
  • Cinemateca
  • IMDB - The Internet Movie Database
  • Hollywood yesterday and today
  • Centro Cultural de Belém
  • Culturgest
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Instituto dos Museus e da Conservação
  • Museus Portugal
  • Instituto Franco-Português
  • Le cool Lisboa
  • Pavilhão do Conhecimento
  • Dicionário e enciclopédia Porto editora
  • Bertrand
  • Fnac
  • Bartleby.com
  • Love your body
  • Sintonizate
  • Windows Media Guide
  • Agenda Uguru
  • TicketLine - Compra de bilhetes online
  • BBC on this day
  • Magnum photos
  • How To Do Just About Everything
  • Logitravel.pt
  • The Slow Movement
  • ViaMichelin
  • Arquivos

    setembro 2004
    outubro 2004
    novembro 2004
    dezembro 2004
    janeiro 2005
    fevereiro 2005
    março 2005
    abril 2005
    maio 2005
    junho 2005
    julho 2005
    agosto 2005
    setembro 2005
    outubro 2005
    novembro 2005
    dezembro 2005
    janeiro 2006
    fevereiro 2006
    março 2006
    abril 2006
    maio 2006
    junho 2006
    julho 2006
    agosto 2006
    setembro 2006
    outubro 2006
    novembro 2006
    dezembro 2006
    janeiro 2007
    fevereiro 2007
    março 2007
    abril 2007
    maio 2007
    junho 2007
    julho 2007
    agosto 2007
    setembro 2007
    outubro 2007
    novembro 2007
    dezembro 2007
    janeiro 2008
    fevereiro 2008
    março 2008
    abril 2008
    maio 2008
    junho 2008
    julho 2008
    agosto 2008
    setembro 2008
    outubro 2008
    novembro 2008
    dezembro 2008
    janeiro 2009
    fevereiro 2009
    março 2009
    abril 2009
    maio 2009
    junho 2009
    julho 2009
    agosto 2009
    setembro 2009
    outubro 2009
    novembro 2009
    dezembro 2009
    janeiro 2010
    fevereiro 2010
    março 2010
    abril 2010
    maio 2010
    junho 2010
    julho 2010
    agosto 2010
    setembro 2010
    outubro 2010
    novembro 2010
    dezembro 2010
    janeiro 2011
    fevereiro 2011
    março 2011
    abril 2011
    maio 2011
    junho 2011
    julho 2011
    agosto 2011
    setembro 2011
    outubro 2011
    novembro 2011
    outubro 2012










    Powered by Blogger




    referer referrer referers referrers http_referer