ccccff
La marée haute
quinta-feira, agosto 11, 2005
  Quase-a-ler

A Clara Ferreira Alves, numa crónica recente no Expresso , no seu modo irónico e descontraído de ser em escrita, falou dos hábitos de leitura dos portugueses, nomeadamente em férias. Uma crítica certeira a desancar no suposto ficar bem dizer que se leva para férias uma quantidade enorme de livros para ler, compensando assim o défice do resto do ano. Claro para mim que me revi um pouco naquelas sábias palavras (a CFA também consegue ser irritante quando quer) excepto na parte do ficar bem, honra me seja feita, embora haja certos livros que não estou a ver a folhear na praia, o Kamasutra ilustrado, sei lá.
Ok, falando bem e depressa, que a campainha está quase a tocar para a entrada no escritório depois do lanchinho, como é que se pode compensar a falta de leitura do resto do ano? Ou uma pessoa está os dias todos de lazer a mergulhar os olhos nas palavras ou então simplesmente não dá! Eu tenho mais de meia dúzia de livros para ler, que quero ler, entre emprestados e próprios e claro que não os vou ler. No entanto a compulsão é grande para os trazer, comprar ou tomar de empréstimo mas vou refrear-me. Levo os livros, todos. É assim uma espécie de segurança, saber que os tenho à mão, reflexo condicionado diário que a visão de uma cama aberta para dormir, um sofá apetitoso ou uma toalha num areal me sugerem.
Posta esta introdução (posta de post), há que dizer a bem da sociedade de informação quais os livros que não irei ler até ao fim, nas férias.
Não, o Código de Da Vinci está fora de questão, até para começar. Nem nenhum dos top mais. Já li a Margarida Rebelo Pinto e o Paulo Coelho, livros que a nossa elite que só lê Dostoievsky não admite sequer ter pousado os olhos na capa. A verdade é que hoje não me dizem muito. A Guidinha MP repete exaustivamente a fórmula ganhadora do suposto retrato da mulher urbana, com um marinheiro em cada porto que não sei como se aguenta tanta viagem, e digo eu que tanto gosto do mar. E depois é a exploração dos dilemas emocionais, das tristezas e dos amores infelizes (há um livro cujo título é brilhante 'Receitas de amor para mulheres tristes'. Espírito positivo,é o que se quer. Bela mensagem.)
Ainda se ao menos as pessoas e os dilemas existenciais fossem abordadas de uma forma menos linear, até se consumia. No entanto, o facto é que os livros se vendem. Uns prostitutos, é o que são. E a GuidinhaA autora está sempre a facturar e faz bem que tem de se fazer pela vida.

O Paulo Coelho é outra persona non grata da elite. Li dois livros deles e acertei pois os outros não me suscitaram curiosidade. A espitualidade ligada à religião e a alegada tentativa de conversão não são argumentos que façam sentido. O que me aborrece mesmo, aqui para nó,s são as unanimidades, mesmo que relativamente a algumas me inclua, mea culpa.

Numa conversa recente com um amigo falavamos do assassinato que a indústria musical e livreira podem fazer às músicas e aos livros, pela exaustão.


Na verdade não gosto actualmente da MRP e do PC (Ficou-me bem dizer isto, não foi?) Trago comigo e estão espalhados pela casa livros vários, por ex, o Gato Fedorento-Blog, O fim da aventura, de Graham Greene e uma antologia erótica de autoras de Língua Portuguesa, ardentemente escrita. Ah e tenho uma Visão de há umas semanas para andar informada e já não tenho paciência para o culto ao Expresso cujas folhas enormes são pouco práticas de manusear. E eu não tenho idade nem estatuto para fazer fretes (hoje andamos muito tolas, menina Vague)
E pronto, tenho mais livros na calha e ao calhas mas não me lembro agora quais são.

(Veja-se que acentuei um tom coloquial neste texto, editora estejam atentas que a seguir ao Barnabé e à Rititi vou eu [ok, há mais gente na fila, esqueci-me, mas eu nem preciso de me pôr em bicos de pés que sou alta]).




Nota da autora: Que não se veja neste texto (ou vejam, a interpretação é de cada um que ler ou não ler) alguma tentativa de diminuir a qualidade e a graça peculiar de alguns livros-blog. Claro que até agora para mim o livro blog de referência é o 'Ruínas Circulares' Unanimidade minha.
Muito mais gente, conhecida e desconhecida merece ver os seus textos editados, pois são de uma qualidade que arruma sem esforço certa concorrência.
E é a esses, que leio com prazer ou não leio, conforme a vontade e a cor do tempo, que espero ter o grato prazer de ler em edição impressa. E sei que vão lá chegar.
E vou trabalhar ou apanho falta.
 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
Sur la marée haute je suis montée la tête est pleine mais le coeur n'a pas assez. Lhasa de Sela


mareehaute.is.vague@gmail.com

Praias
  • Associação Salvador (Salvador Mendes de Almeida)
  • A barbearia do senhor Luís
  • Abrupto
  • Academia dos Livros
  • Acto falhado
  • Almocreve das petas
  • Ana de Amsterdam
  • A Natureza do mal
  • A origem das espécies
  • A origem das espécies
  • Artedosdias
  • Apenas mais um
  • Aqui e agora
  • À rédea solta
  • artedosdias
  • avatares de um desejo
  • Aventar
  • Bandeira ao vento
  • Binoculista
  • Blasfémias
  • BlogOperatório
  • Blogue dos marretas
  • Blogville
  • Branco sujo
  • Caderno de Campo
  • Canela moída
  • Casadeosso
  • Casario do ginjal
  • Charquinho
  • Chez 0.4
  • Cibertúlia
  • Ciranda
  • Cócó na fralda
  • Com menta
  • Controversa maresia
  • Conversamos?!
  • Curiosidades
  • Da literatura
  • Delito de opinião
  • Dia de preguiça
  • Depois do trauma
  • Desesperada esperança
  • Directriz
  • Diz que não gosta de música clássica?
  • Do Portugal profundo
  • Drowned world
  • "Estranha maldição"
  • Equinócio de outono
  • Espero bem que não...
  • Fernão capelo gaivota
  • Folhinha Paroquial
  • Garfiar, só me apetece
  • Gapingvoid
  • Garficopo
  • Geração de 60
  • Gil Giardelli
  • Hummmm... i see
  • Infinito Pessoal
  • Invicta Filmes
  • Irmão Lúcia
  • João Pereira Coutinho
  • Jornalismo e comunicação
  • La double vie de veronique
  • Largo da Memória
  • Lauro António apresenta...
  • Leio a Vogue e o Saramago
  • Lua de lobos
  • Marjorie Rodrigues
  • Mas certamente que sim!
  • Ma-schamba
  • Memória virtual
  • Meus Mandamintos Poéticos
  • Miniscente
  • M.me mean
  • Não compreendo as mulheres
  • Não compreendo os homens
  • Nome de rua quieta
  • Nós Vencedores
  • Novos voos
  • O Insurgente
  • O mundo tem inscrições sempre abertas
  • obvious - um olhar mais demorado...
  • Ortografia do olhar
  • O Ser Fictício
  • O Universo numa Casca de Noz
  • Palombella rossa
  • Para lá do espelho
  • Partilhas
  • Pau para toda a obra
  • Pedro Rolo Duarte
  • People who...
  • Piano
  • Pimenta negra
  • Ponto sem nó
  • Premiere
  • Prosimetron
  • Púrpura secreta
  • Porta-livros
  • Raízes e antenas
  • Red Dust
  • Renascido
  • Respirar o mesmo ar
  • Rua da judiaria
  • Salete Chiamulera
  • Sem tambores e sem trompetes
  • Sexualidade feminina
  • Singrando horizontes
  • Sinusite crónica
  • Sol & tude
  • The old man
  • The Huffingtonpost
  • Um amor atrevido
  • Uma mulher não chora
  • Um chá no deserto
  • Um filme por dia não sabe o bem que lhe fazia
  • Um homem na cidade
  • Um piano na floresta
  • vontade indómita
  • Voz do deserto
  • Voz em fuga
  • Way to blue
  • Zumbido
  • 31 da armada
  • 50 Anos de Filmes
  • 100 nada
  • Guia do Lazer.Público
  • Time out
  • Cinecartaz.Público
  • Cinemateca
  • IMDB - The Internet Movie Database
  • Hollywood yesterday and today
  • Centro Cultural de Belém
  • Culturgest
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Instituto dos Museus e da Conservação
  • Museus Portugal
  • Instituto Franco-Português
  • Le cool Lisboa
  • Pavilhão do Conhecimento
  • Dicionário e enciclopédia Porto editora
  • Bertrand
  • Fnac
  • Bartleby.com
  • Love your body
  • Sintonizate
  • Windows Media Guide
  • Agenda Uguru
  • TicketLine - Compra de bilhetes online
  • BBC on this day
  • Magnum photos
  • How To Do Just About Everything
  • Logitravel.pt
  • The Slow Movement
  • ViaMichelin
  • Arquivos

    setembro 2004
    outubro 2004
    novembro 2004
    dezembro 2004
    janeiro 2005
    fevereiro 2005
    março 2005
    abril 2005
    maio 2005
    junho 2005
    julho 2005
    agosto 2005
    setembro 2005
    outubro 2005
    novembro 2005
    dezembro 2005
    janeiro 2006
    fevereiro 2006
    março 2006
    abril 2006
    maio 2006
    junho 2006
    julho 2006
    agosto 2006
    setembro 2006
    outubro 2006
    novembro 2006
    dezembro 2006
    janeiro 2007
    fevereiro 2007
    março 2007
    abril 2007
    maio 2007
    junho 2007
    julho 2007
    agosto 2007
    setembro 2007
    outubro 2007
    novembro 2007
    dezembro 2007
    janeiro 2008
    fevereiro 2008
    março 2008
    abril 2008
    maio 2008
    junho 2008
    julho 2008
    agosto 2008
    setembro 2008
    outubro 2008
    novembro 2008
    dezembro 2008
    janeiro 2009
    fevereiro 2009
    março 2009
    abril 2009
    maio 2009
    junho 2009
    julho 2009
    agosto 2009
    setembro 2009
    outubro 2009
    novembro 2009
    dezembro 2009
    janeiro 2010
    fevereiro 2010
    março 2010
    abril 2010
    maio 2010
    junho 2010
    julho 2010
    agosto 2010
    setembro 2010
    outubro 2010
    novembro 2010
    dezembro 2010
    janeiro 2011
    fevereiro 2011
    março 2011
    abril 2011
    maio 2011
    junho 2011
    julho 2011
    agosto 2011
    setembro 2011
    outubro 2011
    novembro 2011
    outubro 2012










    Powered by Blogger




    referer referrer referers referrers http_referer