
Gracias a la vida, que me he dado tanto
me ha dado la risa y me ha dado el llanto
así yo distingo dicha de quebranto
los dos materiales que forman mi canto
y el canto de ustedes, que es el mismo canto
y el canto de todos, que es mi proprio canto.Abram-se janelas (expulsem-se vizinhos) e oiça-se nas palavras o canto de Mercedes Sosa fazendo pontaria ao coração.
Para conhecer um pouco do percurso desta mujer, leia-se
aqui ou
aqui :)
Mercedes Sosa na Aula Magna
Dia 26 de Junho de 2000
A grande cantora argentina Mercedes Sosa irá estar em concerto na Aula Magna no próximo dia 26 de Junho - Um espectáculo daquela que foi, provavelmente a primeira intérprete do "Nova canção" sul-americana - que utraspassou todas as fronteiras onde normalmente só circula a música comercial. "Alfonsina y el Mar" é, de certa forma a canção que consumou este facto: andou de boca em boca e acabou por ficar na memória das pessoas.
O resto veio por si. As rádios não se cansaram de passar o trabalho de Mercedes Sosa, mesmo perante a pressão das forças da Indústria discográfica. O facto é que a partir deste sucesso, outros se seguiram, aclamados pelos vários "media" - exemplos disso foram "Cancion con Todos", "La Cigarra", "El Tiempo Pasa", "Soy Pan", "Soy Paz", "Soy Más"...
Sosa é considerada uma das grandes artistas da América do Sul e traz agora a Portugal o seu mais recente trabalho discográfico, "Misa Criolla", uma combinação de melodias de Ariel Ramirez com formas e ritmos tradicionais da Argentina e das regiões latino-americanas, como o charango (guitarra de cinco cordas), quena (flauta rústica) e siku (acordeão boliviano).